Sinceridade e Empatia...


Um dia destes fui acusado de não ter sinceridade e empatia. Isso vem ressoando em minha mente. Então, hoje minha reflexão é sobre sinceridade e empatia.

*



A sinceridade é o substantivo feminino que significa a qualidade de uma pessoa sincera. É sinônimo de franqueza e lisura.

A sinceridade é o traço do caráter ou da personalidade de um indivíduo. Ela é uma virtude que se traduz em uma conduta franca, verdadeira e leal.

Sinceridade é dizer o que você realmente pensa, mesmo sabendo que isso pode te prejudicar.

Uma das definições de sinceridade indicam que é uma mistura de fraqueza e verdade.

*

A empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela.

Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.

A capacidade de se colocar no lugar do outro, que se desenvolve através da empatia, ajuda a compreender melhor o comportamento em determinadas circunstâncias e a forma como o outro toma as decisões.

Ser empático é ter afinidades e se identificar com outra pessoa. É saber ouvir os outros, compreender os seus problemas e emoções. Quando alguém diz “houve uma empatia imediata entre nós”, isso significa que houve um grande envolvimento, uma identificação imediata.

A empatia é diferente da simpatia, porque a simpatia é maioritariamente uma resposta intelectual, enquanto a empatia é uma fusão emotiva. Enquanto a simpatia indica uma vontade de estar na presença de outra pessoa e de agradá-la, a empatia faz brotar uma vontade de compreender e conhecer outra pessoa.

*

Entretanto, amigos e amigas que me acompanham, seja no wshatApp, no Facebook ou no Blog, para fazer uma crítica ou apontar um característica de alguém, se faz necessário conhecer a pessoa e os conceitos que se atribui.

Porquanto, já não me perturba mais os atributos que pessoas que não me conhecem usam para me adjetivar. Sigo em frente porque quem conhece as minhas dores sou eu.


Fonte: significados.com.br